Pages Menu
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
Categories Menu

Projetos em Andamento

PESQUISA

Trajetórias e experiências: narrativas sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985)

Coordenador: Prof. Dr. João Paulo Macedo e Castro

a) Objetivo geral: investigar como as diferentes narrativas sobre o período do regime militar vêm sendo reordenadas e classificadas no presente através de distintas formas de contar essa história, via palestras, debates, seminários, eventos públicos, filmes, testemunhos etc.

b) Objetivo específico: discutir como o tema da luta armada – controverso e polêmico – vem sendo classificado e identificado, tendo em vista o fato de não existir na literatura especializada um consenso sobre a dimensão e a intensidade que ela teria assumido, em que pese o quantativo de organizações de esquerda que a defendiam no Brasil (Aarão Reis, Sá, 2006; Gorender, 1987; Ridenti, 2005).

c) Objetivo específico: analisar os sentidos e significados que foram atribuídos às trajetórias e experiências vividas pelos participantes (ex-militantes) da luta armada.

O projeto foi contemplado na edição 2013/1 do APQ1 (Auxílio à Pesquisa) da FAPERJ.

A luta pela democratização da comunicação: entidades, agentes e debate político (2007-2009)

Coordenador: Prof. Dr. Rafael Fortes

Resumo: No Brasil, nos últimos 15 anos, observa-se uma ação significativa de diversos agentes que reivindicam mudanças no sentido de democratizar a comunicação no Brasil. Neste contexto, destaca-se a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada entre 14 e 17 de dezembro de 2009. Entidades, movimentos sociais, mandatos parlamentares, cientistas, profissionais de comunicação, entre outros, engajaram-se na mobilização pró-realização da Confecom. Proponho uma pesquisa para analisar parte deste rico, amplo e sinuoso processo. Mais precisamente, os documentos (artigos, diagnósticos, propostas, relatórios, panoramas, análises, críticas etc.) elaborados por duas entidades do movimento pela democratização (Intervozes: Coletivo Brasil de Comunicação Social; e FNDC) e uma articulação de entidades (Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação). Para tanto, serão buscados documentos que tenham feito parte das discussões prévias relativas à realização da Confecom entre junho de 2007 e dezembro de 2009. O levantamento será realizado prioritariamente em quatro sites da internet que, nos últimos anos, têm funcionado como repositórios de boa parte do conteúdo relativo ao movimento pela democratização da comunicação: os do FNDC, do Intervozes e da Comissão Pró-Conferência, bem como o do Observatório do Direito à Comunicação. No intuito de explorar e analisar o material empírico, a investigação seguirá três eixos principais: 1) O movimento pela democratização da Comunicação e o contexto histórico; 2) Dinâmica de preparação, organização e realização da Confecom; 3) Reivindicações e propostas para a democratização da comunicação no Brasil.

O projeto foi contemplado na edição 2014 do edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (n. 25/2014) e na edição do mesmo ano do Edital Universal/CNPq.

EXTENSÃO

Cineclube Direitos Humanos

O Cineclube Direitos Humanos é uma iniciativa do Laboratório de Comunicação e História (LaCHi) e faz parte do calendário regular de atividades do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Unirio. Cada sessão exibe um filme, seguido de discussão sobre tema relacionado a direitos humanos. Para o debate, as sessões contam com a presença de convidados, como diretores dos filmes, professores e/ou militantes.