Pages Menu
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
Categories Menu

Posted by on ago 5, 2016 in Noticias |

Inscrições abertas para simpósio sobre cinema e história na USP

Reproduzimos abaixo divulgação do I Colóquio Internacional de Cinema e História, a ser realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A inscrição de trabalhos está aberta até 31 de agosto.

I Colóquio Internacional de Cinema e História 

Escola de Comunicações e Artes
29 de novembro a 2 de dezembro de 2016
 
Call for papers/Chamada para trabalhos:
 
Promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”, o I Colóquio Internacional de Cinema e História convida os pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorrerá entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro de 2016 nas dependências da Escola de Comunicações e Artes da USP. O objetivo deste colóquio é promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico.
Nesse sentido, as comunicações propostas deverão ser dirigidas a uma das quatro linhas de pesquisa elencadas abaixo, que sintetizam eixos de análise desenvolvidos nos estudos dessas relações. Serão aceitas propostas de submissão para as sessões de comunicação livre ou de mesa redonda, constituída por quatro participantes. Os interessados deverão enviar proposta para o e-mail icoloquiocinemahistoria@gmail.com:

  • Um resumo expandido da proposta, composto por até 500 palavras, incluindo título e uma breve bibliografia de até quatro títulos.
  • Um mini-currículo do proponente de até 50 palavras.
  • No caso de mesas redondas temáticas, constituídas por quatro participantes,  além do resumo de cada uma das propostas, enviar um resumo da mesa de até 250 palavras.

Serão aceitos resumos enviados em português, espanhol ou inglês, idiomas em que poderão ser feitas as apresentações. Tanto no caso das comunicações como no das mesas, as apresentações deverão considerar um tempo máximo de 20 minutos. O recebimento das propostas estará aberto entre os dias 1º a 31 de agosto de 2016. O resultado será divulgado no final do mês de setembro.
 
Quatro eixos de pesquisa
 
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto a comunicações que se ocupem do exame de questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.  
 
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir o conhecimento histórico. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas.  
 
3. Cinema, arquivos e os regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções, etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.  
 
4. História do cinema, história da arte: intercâmbios metodológicos
Esta linha de pesquisa contempla comunicações dedicadas às conexões entre cinema e história que dialoguem com metodologias e questões vindas de outras áreas da história visual (artes plásticas, fotografia, performance, artes cênicas, etc.), bem como as interconexões entre o cinema e outras artes.

 
Maiores informações no site www.historiaeaudiovisual.weebly.com
Comissão organizadora
Carolina Amaral de Aguiar 
Danielle Crepaldi Carvalho
Eduardo Morettin
Lúcia Ramos Monteiro
Margarida Adamatti
 
Apoio: Capes, CNPq, Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA/USP.”