Pages Menu
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
Categories Menu

Posted by on fev 9, 2015 in Dica do mês |

Dica do mês: debate sobre ética em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

Dica do mês: debate sobre ética em pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

Está em andamento uma importante disputa sobre o lugar das Ciências Humanas e Sociais quanto à ética em pesquisa. Notícia recentemente divulgada no site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) informa que a proposição de normas específicas para as Ciências Humanas e Sociais, elaborada por um grupo de trabalho formado por representantes de diversas entidades, foi rejeitada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A leitura dos documentos disponibilizados com a notícia é esclarecedora.

As normas atualmente em vigor, se aplicadas ao pé da letra, inviabilizam diversos tipos de pesquisa antropológica e de história oral, entre outros. Os problemas chegam ao ponto de orientadores de monografia (trabalho de conclusão de curso) de graduação recomendarem aos alunos que não façam entrevistas, pois, do contrário, os projetos têm que ser submetidos ao comitê de ética, o que, na prática, inviabiliza a conclusão do trabalho dentro dos prazos, devido ao tempo para tramitação dos processos dentro das universidades.

A situação atual reflete uma discrepância de forças entre as diferentes áreas científicas e uma incompreensão (na melhor das hipóteses) das especificidades das Ciências Humanas e Sociais. Lamentavelmente, tais problemas ocorrem não apenas no CONEP, mas também em agências de fomento e em órgãos e instâncias no interior das universidades, e são bastante graves em áreas como a de Educação Física.

Texto: Rafael Fortes