Pages Menu
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
  • 16
Categories Menu
Apresentação

Apresentação

 

No Brasil, embora nos últimos anos tenham sido abertos espaços e iniciativas de aproximação entre Comunicação e História, as áreas permanecem a rigor separadas quando se observa a produção científica de cada uma. Ainda são poucas as iniciativas que efetivamente integram estes dois campos. Em 2011, quando o Laboratório de Comunicação e História (Lachi) foi criado, não havia, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, qualquer grupo do Rio de Janeiro que tivesse como foco a investigação científica interdisciplinar entre estes dois campos das ciências humanas. A percepção desta lacuna motivou a fundação do Laboratório, que foi cadastrado no Diretório do CNPq no mesmo ano e vem funcionando no âmbito do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

O Lachi é um grupo de pesquisa dedicado à investigação da Comunicação, focando preferencialmente temas que permitem interface com a História. Seu objetivo é integrar as atividades de pesquisa – desenvolvidas em torno de quatro linhas – às de ensino (graduação e pós-graduação) e de extensão (realização de eventos, cursos e demais atividades para a sociedade).

O Projeto de Consolidação do Laboratório de Comunicação e História foi contemplado no edital  “Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro” (n. 41/2013) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).